Nossos exemplos


Não faz muito tempo que a música voltou para as salas de aula na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no Brasil.

O histórico da disciplina (Educação Musical - Música) pode ser um dos fatores. No Brasil, na década de 70, com a promulgação da lei n. 5692/71, a educação musical nas escolas públicas foi extinta, perdeu a condição de disciplina e passou a ser tratada apenas como atividade, junto com as demais linguagens artísticas, e os professores de música, substituídos aos poucos por professores de educação artística, com formação polivalente. FONTERRADA (2008, p. 217-218).

Eu mesmo, não tive educação musical na escola regular. Meus pais procuraram, para satisfazer um impulso e um desejo meu, por indicação de uma prima, uma professora de música que dava aulas em casa. 

Como a música esteve fora das salas de aula como disciplina durante um tempo da história do Brasil, os pais que hoje trazem as crianças para a educação infantil, não vivenciaram aulas de educação musical, com isso, não possuem referência, ou mesmo base musical para servirem de agentes de musicalização, assistentes continuadores do aprendizado em casa.

Outro fator que vai contra a formação dos pais como agentes de musicalização é o estilo de vida da sociedade atual, com o foco na produção intelectual e no desenvolvimento cognitivo, atividades ligadas às linguagens artísticas acabam ficando em segundo plano. 

Por que não estudar música junto com meu filho?
Com certeza será um momento familiar prazeroso e de muito aprendizado!

Vamos cantar juntos?

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