5 dicas para iniciar a musicalização em casa

5  dicas para iniciar a musicalização em casa




Se você não tem um piano em casa, não toca um instrumento, não sabe cantar bem, mas deseja que seu filho ou filha tenha mais oportunidades de desenvolvimento pessoal e musical, pequenas atitudes em casa podem contribuir para conquistar esta meta. 

1 - Pratique o passeio sonoro:
Para você que perdeu o passo a passo aqui no blog, acesse o link abaixo:

2 - Surpreenda:
Apresente obras musicais e canções que ele não encontrará com facilidade na mídia, na internet ou com os amigos. Sabe aquela música que você adorava ouvir quando era adolescente? Conte para ele (a) o que você sentia ao ouvir esta canção. Nesta atividade, não adianta apenas colocar a música e deixar, criar uma conexão e um significado é muito importante.
Quando foi a primeira vez que você ouviu uma guitarra elétrica? Já ouviu o compositor Arvo Part? (nascido na Estônia, assim como minha avó). Saia de sua zona de conforto: apresente bandas de gêneros e estilos diferentes, orquestras, cantores, etc.
Este momento fortalecerá os laços afetivos e criará uma relação positiva com a música. 

3 - Dance!
Dominar e controlar os movimentos corporais é um passo fundamental para a aprendizagem das artes de performance, como música, dança e teatro. Com este momento simples, que pode durar 10 minutos, você estará contribuindo para o desenvolvimento da coordenação motora, da lateralidade, das noções de pulso, compasso, forma, etc. 
Proponha desafios como: pule! gire! gire e pule ao mesmo tempo, vamos caminhar com esta música lenta, correr com esta música rápida. Divirta-se!

4 - Leia com seu filho:
Além de todos os benefícios já conhecidos, para ler uma partitura também é preciso saber que as notas ocorrem da esquerda para a direita, assim como as letras do livro, e quando chega lá no final da linha, vai lá para a linha de baixo, no canto esquerdo, e começa tudo de novo. Assim mesmo, simples para você, uma descoberta incrível para sua filha(o).

5 - Crie juntos!
Assim mesmo, do seu jeito, crie canções para a hora do jantar, para a hora do banho, para ninar, isso contribuirá para o estabelecimento de uma rotina e para o domínio de fundamentos musicais. Mas atenção: não vale buscar na internet ou parodiar, estimule sua criatividade!


Qualquer dúvida consulte sempre um profissional habilitado. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeio Sonoro

Atividades de registro para enriquecer suas aulas de música online.

Consigo perceber os sinais do meu filho?

Escuta só!

O que é ouvido absoluto?

Estudar e trabalhar em casa.

Nossos exemplos

Como a leitura musical pode auxiliar na alfabetização?

O que é streaming?

Contato:

Nome

E-mail *

Mensagem *