O que é streaming?



Antes, ligávamos na emissora de rádio, esperávamos o momento certo para apertar o "rec" no aparelho e torcer para o apresentador não mandar “aquele slogan" bem na introdução! 

Não dá para escapar, ela veio para ficar, a Internet! Quem viveu seus primeiros anos, de conexão discada como eu, sabe o que é "zipar uma mp3" em quatro disquetes, chegar em casa, descompactar, e dar erro no último, insuportável!

Hoje os serviços de streaming estão a todo vapor, séries filmes, músicas, para ver e ouvir onde quiser.

Simplificando o Streaming: Nos serviços de streaming ao contrário de ter em casa o CD, vinil ou fita com música, pagamos pelo direito de ouvir, não pelo direito de possuir a gravação.

Nestes serviços, os usuários podem criar suas próprias listas de músicas e compartilhar com o mundo. É aí que mora o problema, assim como devemos duvidar de tudo o que lemos, vemos ou ouvimos na internet, devemos duvidar também destas listas que separam música por categoria, tentando colocá-las em caixas, gavetas ou rótulos.

Exemplo:
Nome da lista: Músicas clássicas para relaxar.
Compositores desta lista: Bach e Vivaldi.
Pois é, Bach e Vivaldi são compositores de um período histórico chamado Barroco e não Clássico, o erro comum é tentar classificar toda a música  executada por uma orquestra na gaveta "Clássica". 

De acordo com Freitas at al. com o intuito de aproveitar as vantagens das possibilidades oferecidas pela Internet para a realização de pesquisas, é necessário reconsiderar as formas como as pesquisas são desenvolvidas e conceber novas soluções melhor adequadas à esse ambiente.

Para ouvir juntos:


Agora ouça esta versão da mesma música, incrível, mas será que é mesmo "Clássica" como diz no título?. Pode ser usando instrumentos frequentemente escolhidos por compositores do período Clássico (1750-1810), mas chamar de "Clássico" não.... mas pode chamar de lindo!


Pode procurar no seu serviço de streaming favorito, La roux e Aston, a música é a Bulletproof.

Comentários

  1. Me fez lembrar como usava o kazza para baixar músicas e depois colocava pra tocar no winamp com aquelas skins personalizadas... Incrível pensar como músicas que nasceram no vinil agora podem ser tocadas em um celular. Mudam-se as tecnologias mas a música permanece intacta ao longo do tempo... Por mais que agora possa ser erroneamente rotulada. Adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passeio Sonoro

5 dicas para iniciar a musicalização em casa

Atividades de registro para enriquecer suas aulas de música online.

Consigo perceber os sinais do meu filho?

Escuta só!

O que é ouvido absoluto?

Estudar e trabalhar em casa.

Nossos exemplos

Como a leitura musical pode auxiliar na alfabetização?

Contato:

Nome

E-mail *

Mensagem *