Como a leitura musical pode auxiliar na alfabetização?
Observando as habilidades necessárias para o desenvolvimento da leitura e da escrita durante processo de alfabetização, encontramos algumas semelhanças importantes com as habilidades presentes no desenvolvimento da leitura e escrita musical.
Sendo assim, podemos observar suas correlações, ou seja, o aluno, ou a criança que é exposta à aprendizagem destes dois códigos simultaneamente, exercita algumas habilidades em comum:
Habilidades visuais:
Para ler um texto, nosso olhar segue um caminho, da esquerda para direita. Chegando ao final da linha, o olhar volta, da direita para a esquerda, buscando o início da próxima linha, imediatamente abaixo, ou com característica gráfica semelhante. De linha em linha, o movimento se repete. O mesmo acontece ao ler-se uma partitura, o que podemos chamar aqui de “movimento em Z” do olhar.
Decodificar um símbolo e transformar em som:
Ao encontrarmos uma letra A, no início de uma frase, abrimos a boca para emiti-lo, o oposto da letra M, em que juntamos os lábios. Parece algo muito simples para nós que dominamos uma linguagem, porém levamos anos de nossa infância para compreender estes conteúdos e desenvolver esta habilidade.
O mesmo acontece ao lermos uma partitura, observamos um símbolo gráfico e enviamos um estímulo motor para dedos, braços, pés, lábios ou laringe, por exemplo, para produzir um som cantado ou tocado.
Converter o som, ou imagem mental em símbolo gráfico.
Ao compor, escrever um trecho musical ouvido, realizamos o mesmo processo mental e motor de um ditado em qualquer idioma. Ouvimos, processamos o som, criamos uma imagem mental do que ele representa e enviamos um estímulo motor para transformá-lo em gráfico, letras, notas, etc.
Estas habilidades podem ser observadas também na educação bilíngue, onde o aluno é exposto ao código musical e a mais dois outros códigos de linguagem simultaneamente.
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